quinta-feira, 11 de março de 2010

O que é Metamerismo?



Muitas vezes, duas cores parecem idênticas à luz do dia, mas diferentes debaixo de outra fonte de luz. Este fenómeno, designado como metamerismo.
Numa resposta rápida, o Metamerismo é a situação onde duas amostras de cores parecem iguais sob uma condição de iluminação, mas diferentes sob outra. Duas amostras que se igualam condicionalmente são conhecidas como par metamérico.
O fenómeno no qual se baseia o metamerismo é que a coincidência de cor é possível mesmo que a reflectância espectral das duas mostras seja diferente, por isto algumas concidências de cor podem ser consideradas condicionais. Por outra lado, se duas amostras têm o mesmo espectro de reflexão, coincidirão quando sejam vistas nas mesmas condições.
O efeito do Metamerismo envvolve sempre dois objectos, que podem ser descritos como "objectos metaméricos" ou "par metamérico" que apresentam as seguintes características: curvas espectrais diferentes; com a mesma fonte de luz e observador são coicidentes; com diferentes fontes de luz e observador não coicidem.

Um comentário: