terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sensor




"Estou com essa sensação adorável hoje por todo meu corpo” foram as palavras do canadiano Willard Boyle após o anúncio do Nobel da Fisica em 2009. Segundo ele a última vez que sua pesquisa o tinha emocionado tanto fora quando as primeiras sondas chegaram a Marte e fizeram imagens usando um CCD.
Boyle recebeu o prémio juntamente com o norte Americano George Smith, pela invenção do CCD em 1969 nos Bell Labs de New Jersey.
Apenas um ano depois, Smith e Boyle usaram o CCD numa câmara de vídeo pela primeira vez.
Uma companhia americana construiu em 1972 o primeiro sensor de imagens com 100×100 píxeis, comercializado anos depois. Em 1981, apareceu no mercado a primeira câmera com CCD incorporado.
Sem o CCD, o desenvolvimento das câmeras digitais teria sido muito mais lento e, muito provavelmente, não poderíamos ter visto as imagens do espaço feitas pelo telescópio Hubble ou as do deserto vermelho de Marte.
Um CCD ou Charge-Coupled Device é um sensor para captação de imagens formado por um circuito integrado que contem uma matriz de condensadores acoplados, são usados em fotografia digital, imagens de satélites, equipamentos médico-hospitalares (como por exemplo os endoscópios), e na astronomia (particularmente em fotometria, óptica e espectroscopia UV e técnicas de alta velocidade).
A capacidade de resolução ou detalhe da imagem depende do número de células fotoelétricas do CCD. Expressa-se este número em píxeis (aglutinação de Picture e Element).
Willard Boyle e George Smith receberam o Nobel quarenta anos depois de conceberem o sensor que capta imagens para câmeras digitais.
Um sensor é algo que reage a um determinado estímulo, convertendo um tipo de energia noutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário