domingo, 28 de fevereiro de 2010

Moon Illusion ou Ilusão da Lua III

Então a que se deve tal ilusão?

Há a teoria de que quando avaliamos o tamanho de um objecto perto do horizonte a nossa percepção é influênciada por objectos terrestres familiares no campo de visão /árvores, casas, estradas, etc), logo no nosso subcosciente a lua é maior do qualquer um desses objectos. Mas quando direccionamos o nosso olhar para cima ficamos sem pontos de referência.

A explicação mais difundida e ao que me pareceu mais fundamentada, mesmo assim não isenta de críticas, é a que tal ilusão se deve à conjugação da Ilusão de Ponzo com a Ilusão da Abóbada Celeste.

A chamada Ilusão da Abóbada Celeste, consiste em que para a maior parte das pessoas a Abóbada Celeste não parece ser um hemisfério mas sim uma espécie de "tigela" larga e invertida, mais extensa na direcção do horizonte do que para cima, é influenciada pela ideia com que o nosso cérebro constrói o espaço que nos rodeia.



Na ilusão de Ponzo a nossa mente considera que um objecto colocado na parte mais estreita do espaço delimitado por linhas convergentes parece maior do que um outro colocado na parte mais larga, embora tenham ambos o mesmo comprimento.



Uma explicação mais recente acrescenta que a ilusão da distância pode relacionar-se com a maneira com que os olhos focam os objectos, Oculomotor Micropsia. (http://facstaff.uww.edu/mccreadd/sectionIV.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário