domingo, 4 de abril de 2010

Cor, luminosidade, tonalidade e saturação.


Resumindo, então o que é Cor?
a) Cor de um objeto: aspecto da aparência de um objeto distinto de forma, tamanho, posição, ou brilho que dependem da composição espectral da luz incidente, da refletância ou da transmitância do objeto, da resposta do observador, do iluminante, e da geometria óptica de visualização.
b) Cor percebida: atributo de percepção visual que pode ser descrito por nomes de cores tais como branco, cinza, preto, amarelo, verde, vermelho, azul, ou pela combinação destes nomes.
c) Cor psicofísica: características de um estímulo de cor (isto é, a luz produzindo uma sensação de cor) denotada pela especificação colorimétrica com 3 valores – Tom, Saturação e Luminosidade

O que é luminosidade, tonalidade e saturação?
a) Luminosidade (grau de claro ou escuro): é o atributo da percepção visual onde uma área parece emitir mais ou menos luz.
b) Tonalidade: é o atributo da percepção visual onde uma cor é percebida como vermelho, amarela, verde, azul, magenta, etc. Os brancos, pretos e cinza puros não possuem tonalidade.
c) Ssaturação é o atributo da percepção visual que indica o grau de pureza da cor e quanto maior o grau mais saturada é a cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário