sexta-feira, 2 de abril de 2010

Colorímetros


A definição mais usada para o colorímetro, é a que geralmente o descreve como sendo um aparelho que caracteriza amostras de "cor" para a obtenção de medidas objectivas das características das "cores".
Em química, é o colorímetro que permite a determinação da absortância de uma solução de determinada luz. Colorímetros tornam possíveis verificações de concentração de um soluto conhecido, desde que esta seja proporcional à absortância.
Diferentes substâncias químicas absorvem diferente luz de determinado comprimento de onda. Os colorímetros baseiam-se no princípio de que a absortância de uma substância é proporcional à sua concentração, e é por isso que as substâncias mais concentradas mostram uma leitura mais elevada de absortância. Usa-se um filtro no colorímetro para determinar a luz de determinado comprimento de onda que mais absorverá o soluto, para maximizar a precisão da leitura. Os sensores medem a quantidade de luz que atravessou a solução.
Os colorímetros também servem para a correcção de cor nos monitores.
Até recentemente os colorímetros eram preferidos aos espectrofotómetros devido ao seu baixo custo de fabricação e portabilidade. Hoje, com o avanço da tecnologia, os espectrofotómetros tornaram-se portáteis e com uma grande redução de custo, fazendo com que os colorímetros perdessem as vantagens competitivas que tinham no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário