quarta-feira, 14 de abril de 2010

Metamerismo

Na colorimetria , metamerismo é a correspondência de cor aparente de objetos com diferentes distribuições de potência espectral . Cores que combinam com este modo são chamados metâmeros.
A distribuição de potência espectral descreve a proporção do total da luz emitida, transmitida ou refletida por uma amostra de cor em cada comprimento de onda visível, que define precisamente à luz de qualquer estímulo físico. No entanto, o olho humano contém apenas três receptores de cor ( cones ), o que significa que todas as cores são reduzidos a três quantidades sensorial, chamado de valores tristimulares . Metameria ocorre porque cada tipo de cone responde à energia acumulada a partir de uma ampla gama de comprimentos de onda, de forma que diferentes combinações de luz em todos os comprimentos de onda pode produzir uma resposta do receptor e os valores equivalentes tristimulares ou mesmo sensação de cor.
O Metamerismo é um aspecto muito importante na tecnologia da cor. Estes efeitos são considerados importante em muitas aplicação de formulação e produção de cores.Existem vários tipos de metamerismo:
O metamerismo de iluminancia é a forma de metamerismo mais comum. Dá-se quando duas mostras coincidem quando são vistas baixo um tipo de luz, mas não coincidem quando são alumiadas por outra fonte de luz diferente.
O metamerismo geométrico dá-se quando duas mostras coincidem vistas baixo um determinado ângulo de visão, mas não coincidem ao variar este ângulo. Dá-se em mostras cujo espectro de reflectancia seja dependente do ângulo de visão.
O metamerismo de observador ocorre por causa de diferenças na visão em cor entre vários observadores. Com freqüência estas diferenças têm uma origem biológica, como, por exemplo, que duas pessoas tenham diferentes proporções de cone (célula)|cones]] sensíveis à radiación de longitude de onda longa e de cones sensíveis a radiaciones de longitude de onda mais curta. Por isto, duas mostras com espectros diferentes podem ser percebidas como a mesma por um observador baixo unas certas condições de iluminación mas outro observador diferente não verá que coincidam.
O metamerismo de campo dá-se porque a proporção dos três tipos de cones na retina não varia só entre observadores, senão que para um mesmo observador esta proporção varia inclusive dentro de sua posição dentro da mesma. Assim, um objecto luminoso de pequeno tamanho pode alumiar só a parte central da retina, onde poderiam estar ausentes os cones sensíveis às radiaciones de longitude de onda longa (ou média ou curta), mas ao incrementar o tamanho de dito objecto, aumenta a parte da retina alumiada, activando cones sensíveis a radiaciones de longitude de onda longas (ou médias ou curtas), mudando por tanto a percepción subjetiva da cor desse objecto. Por tanto é possível que dois objectos que apresentem a mesma cor a uma distância, a outra distância diferente apareçam de cor diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário