terça-feira, 4 de maio de 2010

Funções do densitómetro


O densitômetro tem várias funções que analisa e transforma em valores. As principais delas são: 
Densidade da cor – A medição da densidade da cor permite o ajuste da carga de tinta e a padronização da impressão.
Ganho de ponto – O ganho de ponto é o aumento na dimensão do ponto de retícula, inerente ao processo mecânico de impressão. A medição desse ganho determina como os pontos estão a ser reproduzidos. 
Muitos fatores interferem no ganho de ponto, como carga de tinta excessiva, balanço de água/tinta, chapas, condições da impressora, tipo de tinta e de papel.
Contraste de impressão – Está relacionado com o nível de detalhe da imagem impressa, quando comparado à densidade. Ou seja, através do contraste pode-se determinar a maior densidade possível com o menor ganho de ponto. Quanto maior o contraste melhor o detalhe reproduzido.  
Trapping – O trapping é o percentual de aceitação da cor subseqüente sobre a cor já impressa. Quanto maior o trapping maior a gama de cores que podem ser reproduzidas. Vários fatores podem interferir nessa sobreposição.

O Densitómetro permite medir, por exemplo, o grau de aproximidade de determinada tinta (amarela neste exemplo) a um certo padrão convencionado de tinta ideal (amarela neste exemplo), trabalha com um sensor e filtros emitindo luz branca (RGB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário