sexta-feira, 14 de maio de 2010

Perfis ICC 2

Uma Gestão da Cor com precisão e uniformidade requer perfis precisos e compatíveis com as normas ICC em todos os dispositivos de cor. Por exemplo, sem um perfil de scanner preciso, uma imagem digitalizada com perfeição pode parecer incorrecta visualizada quando aberta noutra aplicação simplesmente por causa da diferença entre a aplicação do scanner e a aplicação que estiver a exibir a imagem. Essa representação enganosa pode levar à necessidade de correcções desnecessárias e demoradas. Com um perfil preciso, o programa que importar a imagem poderá corrigir quaisquer diferenças entre dispositivos.

O arquivo ICC é um dos elementos mais importantes no contexto do sistema de gestão de cor. Durante anos todas as soluções disponíveis para uma correcta gestão da cor eram baseadas em sistemas proprietários, oferecendo bons resultados somente para equipamentos do mesmo fabricante.

O arquivo ICC foi idealizado para ser utilizado em qualquer sistema operacional e o seu padrão — aberto — permitiria a qualquer fabricante usá-lo. Além disso como solução para a gestão passou-se a quantificar a cor através do espaço Lab. O perfil ICC possuí internamente informações fundamentais para que o sistema de gestão de cores possa converter um espaço de cores noutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário