domingo, 24 de janeiro de 2010

A frescura na cor da etiqueta



E como o meu último post foi sobre cor-pigmento aqui está mais do que uma curiosidade uma aplicação útil. Realmente carne fora do prazo de validade pode ser mais do que desagradável. Embora muitos dos locais de comércio tenham uma boa rotação dos alimentos frescos embalados, há sempre alguns que estão fora ou no limite do prazo de validade. Segundo o designer Naoki Hirota, os alimentos embalados são mais do que um simples problema nalgumas lojas do mundo. Assim, os rótulos com prazo de validade fariam todo o sentido.
Então em que consistem as etiquetas com prazo de validade?

O que esta etiqueta faz, como se pode ver na imagem, é mudar de cor ao longo do tempo. Logo que a carne (ou outros produtos perecíveis) esteja fora de validade, a etiqueta passará de branco para azul, e também faz com o produto não passe na caixa, o seu código de barras não é reconhecido.
O rótulo tem uma camada de informação para o alimento com o código de barras, e outro em cima, com tinta especial que reage em presença da amónia (Amónia é a substância mais frequentemente responsável por maus odores).

A tinta é feita de um pigmento seguro, não-tóxico à base de couve roxa.

Trata-se então de um dispositivo para comerciantes honestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário