sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Trabalho de casa #5 (cor-pigmento)


...resumindo, cor-luz é também denominado de sistema RGB quando se trata da projecção directa de imagens, casos por exemplo da televisão ou de um monitor, em que a imagem é constituída de pixeis tripartidos com faixas de cada uma das cores-luz primárias. Uma área da imagem em amarelo, por exemplo, é formada pelos pixeis em que as fixas vermelha e verde
estão acesas e a faixa azul apagada. As cores-luz podem ser expressas em valores das misturas de RGB, que vão de 00
a 255, tudo isto numa síntese aditiva em contraponto à síntese subtractiva ou cor pigmento.
Cor-pigmento é o termo que especifica a cor produzida pelo processo seletivo de reflexão e absorção da luz efetuado por um objeto iluminado, a cor resultante desse processo corresponde à soma dos raios refletidos pelo objecto.
A imagem acima representa a síntese subtrativa (subtrai a luminosidade) formada pela soma das cores-pigmento primárias que resulta preto. Duas a duas, as cores pigmento primária formam as cores pigmento secundárias vermelho, vede e azul, que também são primárias na síntese aditiva (cores-luz). Podem ser expressas em percentagens das misturas de CMYK, abreviatura de Cyan, Magenta, Yellow e BlacK. (não se usa o B para Black já que a letra é usada para designar Blue, uma das cores-luz).
O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. Em biologia, pigmentos são os compostos químicos responsáveis pelas cores das plantas ou animais. Quase todos os tipos de células, como as da pele, olhos, cabelo etc. contêm pigmentos. Seres com deficiência de pigmentação são chamados albinos.
Na coloração de pinturas, tintas, plásticos, tecidos e outros materiais, um pigmento é um corante seco, geralmente um pó insolúvel. Existem pigmentos naturais (orgânicos e inorgânicos) e sintéticos. Os pigmentos agem absorvendo seletivamente partes do espectro e refletindo as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário